Carregando...

27 de abril de 2018

Caminhada na Natureza Salto Sao Francisco Guarapuava


22 de abril de 2018, Dia da Terra. Foi nessa data que eu conheci uma das maravilhas naturais de nosso planeta... O lugar fica aqui mesmo no meu querido Paraná, em uma região maravilhosa que abrange a fronteira de três municípios paranaenses: Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.
Inserido na escarpa da Serra da Esperança, dentro do Parque Natural Municipal São Francisco da Esperança, o personagem principal de hoje é o Salto São Francisco, um gigante de 196 metros de queda d'água, com lugar cativo entre as maiores cachoeiras do Brasil e também entre as mais belas, dada sua grandiosidade e características especiais.
A oportunidade de conhecer esse lugar surgiu da participação do grupo de caminhadas de Rosário do Ivaí na sexta edição da Caminhada Internacional na Natureza de Guarapuava, Circuito Salto São Francisco. Eu e mais 15 aventureiros partimos de nossa cidade em uma viagem de quase 5 horas para chegar a este evento que reuniu 690 pessoas de acordo com a prefeitura de Guarapuava.
Com 10 km, o percurso da caminhada é espetacular. Atravessa a floresta preservada dos dois lados da escarpa, possibilitando lindas visões panorâmicas do cânion e do Salto São Francisco. No trajeto encontramos uma trilha bem sinalizada e conservada que dá acesso também ao Salto dos Cavalheiros, outra cachoeira que é atração desta caminhada.
Chegar ao mirante principal do parque e avistar toda a beleza natural e a força daquele lugar é magnífico. Um sentimento que nos conecta com a natureza de modo intenso e que todo ser humano deveria experimentar. Nota 10 para a natureza! Se você algum dia tiver oportunidade de ir lá, por favor, vá!
Para os interessados, a melhor opção para chegar ao Salto São Francisco é pela cidade de Guarapuava, pegando o "Caminho de São Francisco", uma estrada (Guairacá) de 48 quilômetros de asfalto estreito e mais alguns poucos quilômetros de estrada de terra e cascalho. Essa estrada se inicia perto do km 343 da BR-277, ao lado do Parque das Araucárias, um pouco antes do acesso à cidade de Guarapuava. Fique atendo às placas e curta a linda paisagem típica da região.

Fique com algumas fotos desse dia e um pequeno vídeo que postei no Youtube.


Banquinho de madeira para descanso e contemplação da natureza

Vista de cima do Salto dos Cavalheiros, outra queda d'água existente no parque

Pessoas no alto do Salto dos Cavalheiros, no Parque São Francisco da Esperança

Um retrato na cachoeira não pode faltar...
Salto dos Cavalheiros, Parque Natural Municipal São Francisco da Esperança

Uma imagem animada

Um pequeno cemitério...

...e uma pequena capela.


Placa explicativa da tríplice fronteira onde se localiza o parque

Visão da escarpa da Serra da Boa Esperança e sua típica floresta ombrófila mista

Mirante principal para admirar as belezas do Salto São Francisco

Uma sentimento indescritível estar nesse local aí da foto... Não tente fazer isso se tem medo de altura...

Lindas trilhas na Caminhada Salto São Francisco

Caminhantes de Rosário do Ivaí

O Salto São Francisco e uma vista exclusiva dos participantes da Caminhada da Natureza

Galera de Rosário do Ivaí participando da Caminhada na Natureza em Guarapuava








Confira também a Trilha de Caminhada pelo aplicativo WikiLoc:
Powered by Wikiloc

0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP