Carregando...

21 de março de 2018

Caminhada Salto Fogueira - Borrazópolis


Domingāo, 18 de março de 2018, foi dia de acordar bem cedinho, arrumar a mochila e partir para aquela caminhada. O destino desta vez era a 7ª Edição da Caminhada Internacional na Natureza de Borrazópolis, Município do Norte Paranaense. Junto com mais 14 corajosos de minha cidade Rosário do Ivaí, seguimos em uma viagem de uma hora e meia até o local da Caminhada, chamada de circuito Salto Fogueira, devido a uma formação característica do Rio Ivaí, o personagem principal desta aventura.
Chegamos a tempo de fazer o credenciamento e um leve alongamento antes da jornada. Com a garrafa de água abastecida, protetor solar devidamente aplicado e câmeras em mão, iniciei a caminhada às 8 e 50 da manhã, com o sol já bem saidinho a esta época do ano.
O percurso aparentemente tranquilo, feito quase todo pelo meio do mato às margens do Rio Ivaí, nos protege do sol, mas não se engane, é para ser feito com calma, com preparo físico adequado para 10 km. A trilha é bem sinalizada, com trechos em meio a floresta bem limpos e conservados. Os três primeiros pontos de parada para carimbo da carteira de caminhada e reabastecimento de água são encontrados nos primeiros 5 km, deixando a outra metade final para você encarar a trilha sem muito apoio, até o km 9 da caminhada, quando se encontra o quarto ponto de parada. Nada que atrapalhe, mas é preciso ficar atento a esse detalhe.
Eu gostei da caminhada. O contato com a natureza, representado pela mata nativa é bem marcante. O Rio Ivaí, segundo maior rio do Paraná, pode ser observado em muitos trechos, mostrando-se imponente na paisagem. Nesta oportunidade o rio apresentou-se mais cheio e com águas barrentas, causadas pelas chuvas recentes, tirando um pouco do brilho que eu esperava nas fotos do salto fogueira. No meio da floresta, ao som de aves cantando, cheirinho verde in natura, a caminhada é bem puxada do meio para o final quando o calor abafado tira um pouco das energias. Pelo menos ao fim da empreitada, eu estava faminto, e o almoço servido pela comunidade local estava delicioso. Assim pude recarregar as baterias sem problemas.
Fora da floresta, a paisagem é marcada em sua maioria por plantações de soja e milho, muito cultivados na região. 
Levei as três horas calculadas previamente pela organização do evento para concluir a caminhada. No geral o saldo foi positivo e valeu a pena acompanhar o nosso querido Rio Ivaí bem de pertinho. 
Aos caminhantes de plantão, fica a minha recomendação pessoal, siga em frente e carimbe esta caminhada em seu currículo! 
Fique com algumas fotos deste dia.
Os caminhantes de Rosário do Ivaí neste evento.

Panorâmica feita com celular, mostrando o Rio Ivaí.



Águas barrentas de correnteza, formando o local conhecido como Salto Fogueira, Município de Borrazópolis.

Caminhando à beira do Rio Ivaí.

Rio Ivaí, Borrazópolis, Paraná, Brasil.

Teias de aranha como essa são encontradas em vários locais da trilha. Mas nada que ofereça perigo. De qualquer forma, não mexa com elas... rsrs

Contraste entre floresta preservada e plantações próximas ao Rio Ivaí

Cultivo de milho às margens do Rio Ivaí.

Peroba, árvore monumental que pode ser vista em diversos locais da caminhada.

Rio Ivaí, Borrazópolis, Paraná, Brasil.

Rio Ivaí, Borrazópolis, Paraná, Brasil.

Rio Ivaí ao lado esquerdo e caminhantes da 7ª Caminhada Internacional na Natureza em Borrazópolis, PR, Brasil.

Mais uma caminhada para meus registros pessoais!
ATÉ A PRÓXIMA WALKERS!

BÔNUS: PARA OS INTERESSADOS, CONFIRAM O CIRCUITO DA CAMINHADA DE BORRAZÓPOLIS NO GOOGLE MAPS:
Powered by Wikiloc

0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP