Carregando...

4 de novembro de 2016

Uma árvore, muitas histórias


Além do papel essencial que cumprem na natureza, as árvores são elementos marcantes em qualquer paisagem. Nos lugares em que vivemos, seja em uma chácara, uma fazenda, uma grande ou pequena cidade, as árvores são fortes referências visuais e ajudam a compor muitas histórias em nossa vida. Quem nunca viveu algo memorável debaixo da sombra de uma árvore? Mesmo sem percebermos, as árvores estão presentes em momentos especiais de nosso cotidiano...
Hoje quero contar minha história com uma árvore. É isso mesmo... Não que ela seja a árvore mais importante para mim, mas é uma que ajudou a contar muitas histórias. Essas histórias envolvem, é claro, a fotografia, o tema preferido em meu blog.
Havia em minha vizinhança, bem próximo à minha casa, um pé de Santa Bárbara, ou Amargoseira nomes populares para uma árvore nativa do oriente(Melia azedarach) que chega a atingir 20 metros de altura.
Desde que moro em minha casa atual, vejo esta árvore praticamente todos os dias, pois ela faz parte do horizonte visto a partir do meu quintal. Pois bem, agora não faz mais. A longeva Santa Bárbara foi cortada no dia em que escrevo este post. Nos últimos tempos, a referida árvore estava causando transtorno aqui na rua, causando quedas de energia e muitos transtornos ao jogar seus cansados galhos sobre a rede elétrica que passava bem debaixo dela. Agora ela não está mais lá, onde costumava antes atrair meu olhar. Perdi a conta das inúmeras vezes que apontei minha câmera fotográfica ou celular para registrar as várias espécies de aves que lá repousavam ou os lindos entardeceres dos quais ela fazia parte da paisagem.
Compartilho com vocês algumas fotos que colecionei ao longo dos anos que tem algo em comum: a presença soberana desta árvore que hoje encerrou um ciclo de vida. Apesar dos "detalhes elétricos", fica aqui meu respeito e admiração.
Quando contemplar estas lindas obras naturais da próxima vez, pense nas histórias em que as árvores fizeram parte na sua vida! E amplie sua consciência do papel fundamental que exercem para todos nós...
Até a próxima!


















Próximo post
Esse é o post mais recente.
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP