Carregando...

12 de janeiro de 2015

Lugares para conhecer: Serra dos Porongos em Rosário do Ivaí


Para alguém que chega a Rosário do Ivaí pela primeira vez é impossível não notar um cenário marcante na paisagem rosariense: o morro imponente com formações rochosas aparentes localizado ao lado da rodovia de acesso a cidade. Esse lugar, conhecido entre os moradores por "Serra do Clarindo" faz parte do relevo típico da região, uma cadeia de montanhas com o nome de Serra dos Porongos. Especialmente seu ponto mais próximo à sede do Município de Rosário do Ivaí, tem uma longa tradição de ser visitado regularmente por pessoas da cidade e também por visitantes (na maioria ex-moradores) que vem de outros lugares. A época com maior frequência de visitas são os meses de dezembro e janeiro, quando há mais visitantes na cidade que vem passar as férias com seus familiares. Da janela de minha casa, posso afirmar que vi pessoas subindo a serra quase todos os dias no fim do ano, totalizando cerca de 100 a 150 pessoas nessa temporada. O local possui um forte atrativo, pois assim que se está sem seu ponto mais alto, é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Rosário do Ivaí e toda a região de entorno. Já subi esta serra várias vezes, sendo a visita mais recente a que fiz em um grupo de 10 pessoas, da qual selecionei algumas fotos que compartilho neste post. Baseado em minha experiência puramente pessoal, deixo aqui algumas observações e sugestões sobre esse belo passeio que rosarienses e visitantes podem realizar na cidade onde moro.




Saindo da rodovia PR-082 que dá acesso a Rosário do Ivaí é possível alcançar o topo do morro de 30 minutos a 1 hora ou até menos de se você estiver com fôlego. São menos de 1 km de acordo com o Wikimapia. A dificuldade para fazer o trajeto é de moderada a forte, dependendo dos pontos onde se queira chegar. Escolha um dia ensolarado e roupas e calçados confortáveis. Convide amigos animados e vá em frente. Óculos de sol, filtro solar e uma garrafa d'água gelada também são recomendados. Ah, e não esqueça de levar seu celular ou máquina fotográfica para registrar esse momento! 


Não esqueça os acessórios hein!


Chegando à borda da vegetação ainda preservada do morro, é preciso um pouco de atenção para encontrar a entrada da trilha que leva ao topo, caso você ainda não conheça o local. A subida é tranquila mas não seja muito auto confiante e tenha cuidado, especialmente com crianças menores, ao escalar as escadas naturais de rocha. O topo do morro é bem plano, formando um tipo de platô,  com poucas árvores, preenchido naturalmente por um capim alto de folhas oleosas. Conforme a época da visita, você terá sorte ao encontrar trilhas bem definidas no meio do capim, deixadas por visitantes anteriores.
Oriente as crianças corretamente e tudo sairá bem...

Visitar a serra em grupo fica ainda mais legal.
Aproveite e faça "selfies" à vontade.
Sem dúvida, o ponto mais visitado é a ponta da pedra que fica do lado mais ao norte do morro. Nesse lugar temos uma ampla visão do lado noroeste do município de Rosário do Ivaí, no entanto, é possível também avistar a cidade mais ao leste. Agora, se você tiver um espírito explorador aconselho a se aventurar para outros pontos menos visitados do morro, que ficam no lado sul. Nestes locais as trilhas costumam ficar menos aparentes devido à menor frequência de visitação. Portanto preste atenção ao se embrenhar no meio da vegetação, tomando cuidado com espinhos e escorregões. Em poucos minutos pode-se chegar em outros pontos de observação panorâmica, onde a cidade de Rosário do Ivaí e a cadeia de montanhas da Serra dos Porongos são avistados em todo seu esplendor.
Rosário do Ivaí visto a partir do "ponto 2" na serra

Visão que se tem do lado sul, a partir do "ponto 3" (trilha menos explorada)


Fendas entre as rochas proporcionam alguns momentos de adrenalina
Enfim, visitar a serra em Rosário do Ivaí é uma experiência que vale a pena e já faz parte do roteiro de turismo ecológico de nossa pequena cidade. Se você ainda não conhece, saiba que será um momento diferente e divertido. Se você já foi ao local antes, aproveite e siga por novos caminhos, explorando os lugares ainda desconhecidos a você. Depois conte suas descobertas aqui para nós. Fique com mais algumas fotos e até a próxima aventura!






0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP