Carregando...

16 de setembro de 2014

WikiAves: Um site para quem ama aves


Hoje venho até você para lhe dar uma sugestão. Já escrevi anteriormente aqui no blog o quando gosto de aves. Tratando-se deste assunto, há um lugar na Internet que tem chamado minha atenção nos últimos meses. Estou falando do WikiAves, um site desenvolvido em formato colaborativo, mantido e organizado pela própria comunidade de seus usuários. Atualmente, o site WikiAves possui quase 19 mil usuários que colaboram enviando seus registros fotográficos e sonoros. A contribuição constante dessa comunidade levou o WikiAves a alcançar mais de um milhão de registros fotográficos e mais de 63 mil registros sonoros das aves brasileiras. A qualidade e relevância do site é grande, tanto que sempre figura entre os top 3 da lista de sites do Fat Birder's Top 1000 Birding Website, uma espécie de ranking de tráfego entre os sites desse tipo pelo mundo todo.

Eu já conhecia o WikiAves desde 2013, mas foi no início de 2014, quando fiz um cadastro de usuário, que passei a olhar com mais atenção suas excelentes ferramentas. Acredite, a cada navegação pelo site você aprende e conhece coisas novas sobre as aves de nosso país. Um exemplo é quando você envia um registro fotográfico ou sonoro de uma ave que você observou mas não conhece. O site pede para você não informar a espécie quando não tiver certeza. Porém, em pouco tempo, a ativa comunidade presente neste lugar entra em ação e sugere indicações de espécies para seu registro, o que lhe ajuda a conhecer melhor a ave e ter convicção de qual espécie se trata.

O WikiAves também se destaca pelas ferramentas estatísticas em suas páginas. Com o cadastro realizado e alguns registros enviados, o site fornece no próprio perfil do usuário, quantas fotos e espécies diferentes ele possui em sua coleção. Uma lista de espécies é atualizada automaticamente sempre que um novo registro seu é aprovado.

Perfil de usuário no site WikiAves
 
Minha lista de espécies registradas no WikiAves
 
Na página Espécies com Mídia, podemos visualizar  a quantidade de sons e imagens para cada espécie de ave brasileira. Classificando pela quantidade, por exemplo, descobrimos que a ave brasileira mais fotografada seria o canário-da-terra-verdadeiro, com mais de 11 mil fotos no site WikiAves. Já a espécie com maior número de cantos registros é pitiguari, com mais de 700 gravações sonoras. É surpreendente notar que cerca de 1844 (97%) das 1901 espécies contidas  na Lista de Aves do Brasil de Janeiro de 2014 do CBRO (Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico) já foram registrados pelos usuários do site WikiAves. Um número que mostra até mesmo o valor científico da página.



Quem gosta de números, pode ir mais além e visitar a página de sua cidade para encontrar as espécies locais já registradas e quais são os outros observadores que estiveram por ali. Em um nível mais abrangente, é possível visualizar quais sãos os estados e as cidades do Brasil com maior número de usuários registrados no WikiAves e quais cidades e estados possuem o maior número de espécies observadas pela comunidade. O Estado de São Paulo e sua capital lideram o ranking com mais usuários, já o Estado do Amazonas e sua capital Manaus são os líderes em espécies observadas (mais de 800).


 Outra ferramenta muito útil é a busca por fotos, onde você poderá fornecer algumas informações (como o conteúdo da foto e qual ação registrada) sobre qualquer ave brasileira e encontrar registros fotográficos e  com muito mais relevância de acordo com sua necessidade.


Depois de encontrar a foto ou som de seu interesse, será possível visualizar informações básicas da espécie contida  no registro. Para um conhecimento mais aprofundado, basta clicar no nome comum da ave, para ser direcionado à página da espécie, lendo sobre suas características, alimentação, reprodução, hábitos, predadores, distribuição geográfica e outros dados interessantes, além da galeria de fotos

O WikiAves apresenta diversas ferramentas, como por exemplo, a distribuição geográfica, onde é possível ver os biomas e estados brasileiros onde a espécie já foi vista e conhecê-la melhor.

Outra página do site que é muito interessante é Dicionário WikiAves. Neste espaço, resultado do esforço coletivo de todos os usuários que nele inseriram e inserem valiosas informações que beneficiam não somente aos demais usuários, mas como toda a comunidade de observadores de aves, ornitológica e visitantes em geral. É uma excelente ferramenta de busca para todos aqueles que procuram por informações sobre o mundo das aves, fotografia e observação de aves em geral. 

Também vale destacar as páginas "Foto melhor avaliadas" e Fotos mais visualizadas". Esses locais merecem um visita, pois constituem um tipo de curadoria da comunidade WikiAves e visitantes do site. Tenho certeza que será nessas páginas que você encontrará algumas das mais belas fotos de aves que você já viu. Confira por conta própria e me conte depois.

A página Fotos melhor avaliadas mostram as incríveis imagens destacadas pelo WikiAves
Bom, isso é um pouco do que você encontra no WikiAves. Além disso não posso dizer mais nada, somente a prática de visitar, aprender e apreciar  o admirável mundo das aves é que pode completar sua experiência. Se você gosta aves ou mesmo simpatiza com a temática ambiental, o WikiAves é um ótimo lugar para passar um tempo. Visite agora mesmo:


 BÔNUS: Quer conhecer história da criação do WikiAves? Acesse esse link: 

0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP