Carregando...

11 de março de 2014

Getty Images anuncia o fim de sua parceria com o Flickr

A Getty Images, umas das agências fotográficas mais famosas e importantes do mundo anunciou no dia 10 de março de 2014 que está oficializando o fim de sua parceria com o Flickr, também uma importante rede social de fotografias. A agência afirma que o acordo original chegou ao fim e o Flickr/Yahoo! não aceitou um novo acordo neste momento. Mas o curioso é que esta notícia chega dias após a Getty Images ter lançado uma ferramenta de compartilhamento de fotos do seu acervo, como iniciativa para combater o uso ilegal de imagens na Internet. Esta nova ferramenta permite, através de um serviço de código embed, que as fotos sejam incorporadas (exemplo abaixo), de forma não comercial, aos sites e páginas pessoais num formato semelhante ao que o YouTube utiliza para disponibilizar seus vídeos em outras páginas.

A parceria com o Flickr, que durou cerca de cinco anos, era admirada e valorizada por muitos fotógrafos amadores, pois foi responsável por agregar ao rico banco de imagens de milhões de fotos mantidas pela Getty Images, fotos de pessoas comuns (com câmeras comuns) como eu e você que lê este artigo.

Minhas fotos disponíveis na Getty Images
Nesta parceria entre os serviços, a curadoria da Getty Images observava o criativo acervo público dos usuários do Flickr e os convidava à ceder os direitos de algumas de suas imagens, que a partir de então fariam parte de uma coleção no site da Getty, chamada Flickr Collection. O que há de mais nisso? Ora, simplesmente o fato de fazer parte de uma coleção de imagens das mais valorizadas do mundo. A própria Getty diz que esta coleção representa de forma inspiradora, o melhor da fotografia autêntica e espontânea compartilhada na Internet. Sua foto fica em banco de imagens onde tem valor comercial que você não imaginaria que seria possível. Eu mesmo, quando recebi o convite da Getty Images para enviar ao seu acervo 5 de minhas fotos do Flickr, fiquei em certo ponto lisonjeado, (esta é a palavra), e ao mesmo tempo desconfiado, pensando "isso não dá em nada...". Três anos depois, a Getty Images já havia conseguido efetuar 4 vendas com minhas fotos. Ela paga um porcentual pequeno ao fotógrafo dono da imagem, cerca de 20 a 30%, mas considerando que o valor total do licenciamento da imagem é dos mais altos existentes hoje, estas 4 vendas me proporcionaram um retorno de 170 dólares. Nada mal, tendo em vista que eu nunca havia pensado em lucrar com fotos obtidas em meu hobbie de fim semana e ainda mais com uma máquina digital compacta comum.

Bom, a moral da história é que os novos usuários do Flickr ou usuários antigos que não tenham sido convidados anteriormente pela agência, não terão mais a possibilidade de ingressarem no banco de imagens da Getty via Flickr. Fica a torcida para que o Flickr estabeleça uma nova parceria, que ajude as fotos de seus usuários a alcançar novos patamares, inclusive de valor comercial.

A boa notícia é que as fotos que os usuários do Flickr enviaram ao acervo da Getty não serão afetadas e continuarão à venda, passando a compor a base de uma nova coleção chamada "Moment", e ao, que tudo indica, terá uma App de mesmo nome na Apple Store e em breve na Play Store. De acordo com as mudanças propostas pela Getty Images, os colaboradores Getty poderão enviar suas fotos via "App Moment" do celular, que serão analisadas pela equipe de curadores da agência de fotografia, podendo então fazer parte de seu "valioso" acervo.

Bom, estou à espera do convite para baixar o aplicativo... e depois o que vier é lucro. (rs!)
Penso que esta parceria entre Getty Images e Flickr rendeu bem mais que o esperado para humildes fotógrafos amadores como eu...

Vamos em busca de novos horizontes então!

 Links para saber mais:

Anúncio Getty Images (em Inglês) (recebido por email)
Observatorio da imprensa - Getty Images disponibiliza banco de imagens online
Techtudo - popular servico de fotos inclui embed e libera uso de imagens gratis
Tecmundo - Getty Images libera 35 milhoes de imagens para uso nao comercial
Thenextweb - The Getty Images/Flick Partnership has come to an end



0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP