Carregando...

16 de dezembro de 2013

Caminhada na Natureza em Rosário do Ivaí


Neste ano de 2013 voltamos a contar com a ótima oportunidade de participar de mais uma "Caminhada do Circuito Uva Niágara", um evento que faz parte do projeto "CAMINHADAS NA NATUREZA NO PARANÁ" que conta com a coordenação da Emater e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e apoio da Secretaria de Estado do Turismo, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a ONG Anda Brasil e prefeituras do Paraná.

O evento é uma das atrações da programação da tradicional Festa da Uva de Rosário do Ivaí. Eu já havia participado da última edição realizada em Rosário do Ivaí, no ano de 2011 e gostei muito. Agora em 2013, como rosariense apaixonado que sou e para renovar minha coleção de fotografias da cidade, assumi o desafio novamente. Nesta oportunidade, nós, os caminhantes aqui da casa e os muitos visitantes de várias cidades paranaenses que vieram para prestigiar o evento, pudemos confirmar porque Rosário do Ivaí é a terra da uva niágara. Durante os 11 km de caminhada o que não faltou foi parreiral de uva... Os organizadores ofereceram um trajeto diferente em relação à caminhada anterior e incluíram belos atrativos como a passagem pelas instalações do Viveiro de Mudas Rosário e por uma pequena queda d'água (com pouca água é verdade, tendo em vista os dias secos que estamos tendo). Outro destaque foi a visão, quase constante durante o passeio,  da nossa conhecidíssima Serra dos Porongos. Aves, flores e elementos típicos da paisagem rosariense também puderam ser observados pelos caminhantes mais atentos...

Enfim, posso dizer que este é um projeto que favorece o turismo e o desenvolvimento rural, do qual aprovo e indico a todos os que gostariam de manter um contato diferente e especial com a natureza de nossa querida Rosário. Aguarde até a próxima edição e vamos juntos caminhar!

Bom, sem mais delongas, segue abaixo uma seleção de fotos que obtive durante a caminhada:


Serra dos Porongos, cenário marcante da paisagem em Rosário do Ivaí





O Viveiro de Mudas Rosário proporcionou ótimas cenas aos caminhantes.
Represas...

... Pecuária,

agricultura,

plantações e

muitas pastagens,

ajudaram a compor o cenário nessa caminhada.
Também não podemos esquecer da Equipe Caça-Trilha e demais voluntários que participaram ativamente na organização e recepção dos visitantes.



Aos participantes mais atentos não faltaram detalhes pelo caminho...



Ah, esses são os parreirais de uva que mencionei no começo.



Bom, é isso pessoal! Valeu o desafio. A organização da caminhada foi muito boa, mas é uma pena ter visto que não havia tantos rosarienses participando do evento quanto poderia. Parece que para este tipo de aventura é necessário um pouco de desprendimento, de coragem para trilhar caminhos sob novas perspectivas. Mas fica aqui o convite de um rosariense: Participe nas próximas caminhadas! Valorize o seu município!

Caso tenha interesse em ver mais fotos, acesse este link, no qual publiquei um relato e algumas fotos de minha autoria, capturadas na edição do ano 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Use seu Facebook para comentar!

 
Mostre algo mais!
TOP